terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Novas blitze da lei seca fiscalizarão uso de maconha e cocaína

Novos equipamentos serão usados pelos oficiais durante a operaçãoO governo de São Paulo irá testar entre as noites desta sexta-feira (8) e a terça de Carnaval (12) uma novidade nas blitze da lei seca na capital paulista. Com novos equipamentos para flagrar motoristas embrigados, os policiais terão como comprovar se o condutor usou drogas como maconha e cocaína.

Leia também:
Ativistas defendem exclusão de tolerância do bafômetro
Lei seca mais rígida faz crescer número de motoristas presos em SP


Inédito do país, o aparelho coleta a saliva do condutor e, diferentemente do álcool, não é necessário medir a concentração de outras  substâncias no corpo. Desta forma, qualquer quantidade já é suficiente para indiciar o motorista por crime de trânsito, cuja pena varia de seis meses a três anos de prisão, além da perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano e de uma multa no valor de R$ 1.915,40.

Apesar das novidades na fiscalização de trânsito, assim como no teste do bafômetro, o motorista não é obrigado a realizar o novo teste contra entorpecentes. Além da na nova aparelhagem, a operação deverá ganhar um novo nome, batizado nesta sexta-feira pelo governador Geraldo Alckmin de “Operação Direção Segura”.

Diferentemente das antigas blitze, formadas apenas por policiais militares, a nova operação contará também com um delegado e um escrivão da Polícia Civil, especialistas do Instituto de Criminalística, oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e de seis secretarias de Estado. Serão, ao todo, 17 pessoas por batida.

De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, essa medida foi adotada para que a blitz não se desfaça, como ocorre normalmente devido à necessidade de quatro ou mais policiais terem de acompanhar os condutores até a delegacia. A ideia é de que o indiciamento do motorista ocorra na mesma hora do flagrante. Dados como pagamento do IPVA e do licenciamento também deverão ser fiscalizados durante a operação.

Câmeras de vídeo também começarão a ser adotadas pelos oficiais, visando comprovar a embriaguez de cada motorista, prática adotada desde o ano passado. A Prefeitura promete ainda contar com cadeirantes, vítimas de acidentes de trânsito, em ações de conscientização. A ideia é passar por bares, baladas e restaurantes e apontar os riscos de dirigir sobre efeito de drogas e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário